Engenharia Clínica

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Assessoria e gestão em tecnologias na área da saúde.

Uma das especialidades da Geeta – Gestão e Engenharia é gerenciar todo o parque de equipamentos e processos de acordo com as normas estabelecidas pela Anvisa.

O serviço de Engenharia Clínica oferecido pela empresa visa à acreditação hospitalar preconizadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e ISO 9001.

A experiência adquirida pela Geeta – Gestão e Engenharia na área de Engenharia Clínica é um grande facilitador para os hospitais que pretendem ser acreditados ser acreditados nos níveis 1, 2 ou 3. A empresa possui técnicos qualificados e equipe com engenheiros e gestores da qualidade capacitados para executar todas as etapas da acreditação no que se refere à manutenção de equipamentos da área da saúde.

A Geeta desenvolve as seguintes atividades:

ASSESSORIA

A Geeta – Gestão e Engenharia, por intermédio de seu
departamento de Engenharia Clínica, auxilia na avaliação para aquisição de equipamentos, peças e acessórios, fazendo o estudo da viabilidade de incorporações tecnológicas e pós-vendas.

GERENCIAMENTO

A empresa faz a gestão de todos os equipamentos da área da saúde, incluindo o gerenciamento da equipe técnica, controlando o ciclo de vida desses equipamentos por meio de registros, relatórios e levantamentos estatísticos, assim como levantamento de custos operacionais.

MANUTENÇÃO PREVENTIVA

É um conjunto de cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente dos aparelhos da área da saúde, com inspeção periódica e substituição de peças, visando conservar as condições de uso em níveis desejáveis de segurança. Esses cuidados técnicos são aplicados de acordo com as normas técnicas disponíveis pela Anvisa e/ou as recomendações dos fabricantes.

MANUTENÇÃO CORRETIVA

São executadas intervenções nos equipamentos, com substituição de componentes, se necessários, visando reparar o dano no menor tempo possível, aumentando a disponibilidade com o intituito de fornecer o bom andamento das atividades da instituição.
Critérios utilizados:
I – Manutenção realizada ainda no setor após ser gerada a ordem de serviço.
II – Manutenção realizada na sala técnica montada na instituição.
III – Manutenções externas – os equipamentos em que as manutenções não são solucionadas nos níveis anteriores e que necessitam de serviços terceirizados passam por uma triagem e são acompanhados pelo Departamento de Engenharia Clínica da Geeta – Gestão e Engenharia.

TREINAMENTO

Em um trabalho conjunto com a equipe de enfermagem, o plano de educação continuada em equipamentos médicos auxilia na melhora acentuada no aproveitamento dos equipamentos, tanto em exploração dos recursos tecnológicos adicionais quanto nos cuidados com as operações dos mesmos.

PROCESSO DA QUALIDADE

A Geeta – Gestão e Engenharia realiza a organização de processos, documentação, controle dos cronogramas e processos de treinamento; o gerenciamento dos processos de qualidade; e o acompanhamento setorial de processos internos ligados a equipamentos para acreditação hospitalar preconizada pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e ISO 9001.

INFORMATIZAÇÃO DOS PROCESSOS

A empresa disponibiliza a seus clientes o software de gestão de Engenharia Clínica.

O software possui banco de dados relacional, transacional e WEB, permitindo níveis de segurança e acesso diferenciado por senhas e possibilitando o acesso da Gerência Hospitalar às informações do setor.

O sistema permite o cadastro de equipamentos por tipo, facilitando a análise das quantidades, normas técnicas pertinentes, dados de fabricantes e fornecedores, além do controle de garantias e manutenções preventivas e da elaboração de relatórios técnicos que poderão estar associados às Ordens de Serviço ou a um determinado tipo de equipamento.

  • A ferramenta permite a avaliação do setor de Engenharia Clínica e seus profissionais através de indicadores de desempenho, contemplando Relatórios de Produtividade como:
  • Tempo Médio entre Falhas
  • Tempo Médio de Atendimento
  • Tempo Médio de Solução
  • Índice de Rechamada por equipamento
  • Produtividade por Técnico
  • Ordens de Serviço por setor (ou centro de custos)
  • Ordens de Serviço por período
  • Ordens de Serviço por equipamento
  • Ordens de Serviço por técnico
  • Ordens de Serviço pendentes
  • Ordens de Serviço encerradas
  • Custo de manutenção por equipamento
  • Custo da hora técnica por técnico
  • Custo médio de manutenção do equipamento
  • Custo de manutenção por período
  • Custo total de manutenção por período

GERENCIAMENTO DE RISCO

Dentro dos procedimentos de Engenharia Clinica a Geeta – Gestão e Engenharia faz o gerenciamento de risco, que é importante para a segurança direta do paciente, do usuário e da instituição.

No uso dos equipamentos com o gerenciamento de risco, poderão ser avaliadas várias questões relacionadas a custos, riscos envolvidos no tratamento a pacientes, custo de equipamento parado, imagem da instituição, receita perdida, entre outras.

Todo esse trabalho é voltado para atender a uma demanda de solicitações ao setor de Engenharia Clínica, que poderá auxiliar, de uma maneira mais ampla,
na gestão da instituição.

INDICADORES MAIS UTILIZADOS

  • Custo com corretiva
  • Disponibilidade de equipamentos
  • Tempo médio entre falhas
  • Tempo médio de reparo
  • Tempo de atendimento por Ordens de Serviço
  • Tempo médio de atendimento
  • Manutenção preventiva realizada X planejada
  • Total de Ordens de Serviço pendentes X abertas
  • Total de Manutenções Preventivas fechadas X Ordens
  • de Serviço fechadas
  • Saldo da quantidade de Manutenções Preventivas e Corretivas
  • Índice das principais ocorrências
  • Demonstrativo de abertura de Ordens de Serviço por setor
  • Comparativo de Ordens de Serviços abertas X fechadas

VANTAGENS DO GERENCIAMENTO DE RISCO

  • Renegociação de contratos de manutenção
  • Compra de equipamentos com cláusulas específicas de manutenção
  • Segurança para ações jurídicas
  • Redução de horas paradas do equipamento
  • Levantamento real de necessidade de treinamento
  • Materiais de estoque