Calibração

geeta-calibracao

Calibração, teste de segurança elétrica e qualificação térmica.

A Geeta realiza calibração e testes de segurança elétrica de equipamentos eletromédicos, utilizando de equipamentos padrões de alta performance e com rastreabilidade a RBC INMETRO, cumprindo todos os requisitos das normas brasileiras e internacionais, visando sempre a alta confiabilidade dos processos e garantindo o uso eficaz das tecnologias médicas. Somente com o serviço de calibração e seu certificado com rastreabilidade à Rede Brasileira de Calibração a instituição terá a certeza de que os equipamentos funcionam conforme regulamentam as normas da ABNT/ANVISA.

A Geeta também realiza a qualificação térmica visando sempre a alta confiabilidade no uso dos equipamentos como autoclaves, câmaras térmicas, freezers, geladeiras, etc. A qualificação térmica feita pela empresa assegura que para uma condição normal de funcionamento, o equipamento manterá as condições térmicas dentro dos limites estabelecidos pelas normas brasileiras e pelos manuais dos equipamentos. Todos os padrões utilizados nos processos são calibrados por laboratórios certificados pelo RBC INMETRO.

As calibrações e os testes de segurança elétrica são feitos com simuladores e analisadores reconhecidos no mercado nacional e internacional. Esses procedimentos possuem como metodologia os manuais técnicos dos fabricantes, os testes e parâmetros referenciados nas normas particulares para cada equipamento da série NBR IEC da ABNT. Quanto á segurança elétrica, os testes realizados remetem a norma da série NBR e IEC 60.601-1.

A Geeta – Gestão e Engenharia é credenciada no Instituto de Metrologia e Qualidade do Estado de Minas Gerais (IPEM-MG), órgão vinculado ao INMETRO que exerce a verificação e a fiscalização de manutenções e aferições de aparelhos de pressão e balanças.

Para execução das calibrações é realizado o seguinte Controle Metrológico:

  • Seleção dos equipamentos
  • Definição de parâmetros a serem calibrados
  • Disponibilização de padrões de alta performance
  • Qualificação do responsável técnico
  • Qualificação dos técnicos que executarão os serviços

Os responsáveis técnicos pelos serviços de calibração são engenheiros pós-graduados em Engenharia Clínica com os cursos relacionados:

  • Curso de Metrologia com destaque para incerteza de medição e estatísticas aplicada à calibração
  • Cursos na área de competência de laboratórios de calibração baseados na norma ABNT NBR ISO/IEC 17.025: 2017
  • Curso para análise de critérios dos resultados apresentados em um certificado de calibração

Função do profissional: realização de análise das normas brasileiras para equipamentos na área da saúde e de manuais de equipamentos, elaboração e aprovação dos procedimentos, bem como supervisão e responsabilidade técnica dos serviços prestados pelos técnicos.

Todos os técnicos da Geeta – Gestão e Engenharia executantes do serviço de calibração, possuem registro no CFT e são treinados para manusear os analisadores e os equipamentos que serão calibrados.